O caso ocorreu em fevereiro de 2021, quando cinco crianças, entre elas dois gémeos bebés, com idades de 1, 5, 7 e 12 anos foram encontradas sem condições de higiene e de cuidados.
Uma mulher, de 41 anos, está a ser julgada por ter deixado os filhos menores sozinhos em casa durante cinco dias e está a responder pelos crimes de exposição ao abandono e de violência doméstica.
Esta terá sido a primeira vez que a Polícia de Segurança Pública se deparou com uma situação destas na região. À data, a PSP explicou, em declarações à Lusa, que as crianças se encontravam “descalças e vestidas com pijamas, sem qualquer conforto e com total desleixo e falta de higiene”.
Durante cinco dias estiveram ao cuidados do irmão mais velho, com 12 anos, pois a mãe havia viajado para lisboa para tratar de assuntos de cariz pessoal.
Na habitação, para além de encontrarem “sacos com lixo doméstico e restos de comida, panelas e pratos também com restos de comida, num ambiente nauseabundo”, os agentes encontraram, também, objetivos cortantes, como facas e tesouras.
Naquele que foi a segunda sessão do julgamento, a arguida optou por permanecer em silêncio no tribunal, sendo que as alegações finais foram marcadas para o dia 5 de dezembro.
Jornalista: Lara Torrado