O objetivo é fornecer estadia, roupas, produtos de higiene e recolher alimentos.
O município de Macedo de Cavaleiros criou um Gabinete de Acolhimento de Migrantes da Ucrânia. “Esta é mais uma forma solidária de tentar ajudar aqueles que saem da Ucrânia e escolhem Portugal como destino”, referiu o vereador da autarquia, Paulo Rogão, em comunicado.
“Entendemos que podemos e devemos ir mais longe e, numa altura em que são muitos os refugiados ucranianos que pretendem vir para o nosso país, disponibilizamo-nos para acolher famílias refugiadas no nosso concelho”, reforçou.
Recorde-se que, a autarquia macedense, conjunto com os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, lançou nas últimas duas semanas uma recolha de bens, para serem doados para a Ucrânia, onde o primeiro envio já foi remetido para o país.
Já o Centro de Acolhimento de Salselas disponibilizou 16 camas, o Convento de Balsemão ofereceu 20 camas e o Centro de D.Abílio Vaz das Neves dispõe de 13 camas em 7 quartos, pode lêr-se na mesma nota.
O Gabinete de Acolhimento de Migrantes da Ucrânia resulta de uma cooperação da autarquia com os parceiros da Operação Colmeia e das instituições que integram a Rede Social do concelho de Macedo de Cavaleiros.
Refira-se que, o concelho de Macedo de Cavaleiros integra a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), através da qual tem vindo a facilitar os processos de acolhimento dos migrantes que recorrem ao gabinete.
Por: Sara Oliveira
Texto editado por Rita Teixeira (Jornalista)