“O Violinista”, livro da autoria do mirandelense Pedro Macedo, está entre os nomeados para o prémio da melhor obra literária na categoria de Thriller e Suspense da “Gala dos Autores Especial 5º aniversário” da editora Cordel D’Prata.
Na celebração dos cinco anos, a editora realiza a Gala dos Autores — Especial 5º Aniversário, onde vai premiar os que se destacaram pela criatividade, dedicação e talento ao longo do percurso de cada livro publicado no último ano.
Editores, revisores e designers selecionaram quatro nomeados por diferentes categorias literárias para posteriormente entregar 10 troféus.
Na categoria de thriller e suspense, o livro “O Violinista” do mirandelense Pedro Macedo está entre os quatro nomeados.
O mirandelense, professor de violino no Conservatório de Música e Dança de Bragança, mas que nas horas livres, tem esta paixão pela escrita, admite ter ficado surpreendido. “Não estava à espera, porque quando escrevemos um livro não é propriamente para ganhar prémios ou ser agraciado, mas também não deixa de ser algo de especial e que me deixa contente, porque acima de tudo é o reconhecimento do trabalho que tenho feito”, diz Pedro Macedo.
“Acho que é a minha melhor obra, mas não sou propriamente o mais imparcial, de qualquer maneira, é óbvio que aquilo que nós fazemos é tentar ser sempre um bocadinho melhores e creio que com o Violinista foi isso que fiz, melhorei em relação ao último livro e fico muito contente por esta visibilidade, até porque os finalistas na minha categoria só são quatro num universo muito grande, porque a editora tem mesmo muita gente a escrever”, acrescenta o mirandelense.
Agora que está nomeado, Pedro Macedo acredita que pode ser o premiado, mas já se sente um verdadeiro vencedor. “Quando chegamos a uma final é para ganhar. Obviamente, que se não ganhar não vou ficar triste porque acho que chegar até aqui já é muito bom, mas quando se chega a uma fase destas há esse objetivo de ganhar”, conclui.
Já em 2018, Pedro Macedo foi premiado na terceira Gala do grupo de literatura espanhol “Qué te apetece leer”, que aconteceu em Zamora.
“O Violinista” é o quarto livro da série Edward White, da autoria de Pedro Macedo, que, desde 2013, já publicou outros três títulos: “Crime na Universidade”, “O Espião Americano” e ” O Caso Michael Cross”.
O livro agora nomeado e quem em Setembro de 2021, já esteve presente na Feira do Livro de Lisboa, anda em torno de dois homens com passados obscuros que são mortos. Michael Bloomberg sabe que pode ser o próximo. Decide pedir ajuda a Edward White, agente da CIA. Edward investiga o passado nazi do avô de Bloomberg e depressa percebe que se encontra em rota de colisão com um poderoso inimigo, que terá de eliminar.
Para além do Violinista, estão também nomeados os livros: “Fruto da Sociedade, de Vítor Gomes. Príncipes do Inferno de Catarina Silva e Honshitsu – A Essência de Rui M. Soares.
A votação está a decorrer online, em cordeldeprata.pt/galadosautores e o vencedor será anunciado no dia 11 de junho, na Gala dos Autores que vai decorrer no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa.
O evento vai contar como convidado especial, o autor mais vendido em Portugal, Raul Minh’alma, com mais de 40 000 cópias vendidas em 2021 e autor mais vendido em Portugal pelo terceiro ano consecutivo.
Jornalista: Fernando Pires