Escolha pessoal de Pedro Nuno Santos só será conhecida esta noite. Isabel Ferreira, Sobrinho Teixeira ou Bruno Veloso são os nomes mais falados. Federação Distrital aprovou lista a partir do número dois, numa longa maratona em que estiveram a votação duas listas. Júlia Rodrigues, presidente da Câmara de Mirandela, constava da lista derrota, como número dois
Isabel ferreira, Sobrinho Teixeira ou Bruno Veloso. Um deles deverá ser o escolhido por Pedro Nuno Santos para ser cabeça de lista do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Bragança nas legislativas de 10 de março.
A escolha só será oficializada, esta noite, quando reunir a comissão política nacional, porque o líder do PS chamou a si as escolhas para cabeças de lista em todos os distritos do país.
Ontem à noite, os membros da Federação Distrital de Bragança dos socialistas já escolheram os restantes elementos da lista, com Benjamim Rodrigues a ser o número dois.
Uma decisão que esteve longe de ser consensual, já que foram apresentadas duas listas saindo vencedora a que integra Benjamim Rodrigues, presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros, como número dois. Em terceiro, surge o nome de Caroline Pereira, da JS.
Como suplentes, no número 4 surge Rui Pacheco, presidente da concelhia de Mirandela. Para número 5, foi escolhida Anabela Guimarães, de Mogadouro, e como número 6 surge o nome de Artur Marques, membro da concelhia do PS de Vinhais.
A vitória desta lista foi com 13 votos de diferença. 35 contra 22.
A lista derrotada, tinha indicada para número 2, a presidente da câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues. Seguia-se como número 3, Benjamim Rodrigues. Para primeiro suplente, surgia o nome de Adriano Menino da concelhia de Torre de Moncorvo. Como número cinco constava o nome de Caroline Pereira, da JS, e no número seis da lista derrotada, estava o nome de Nélson Meirinhos, do PS de Miranda do Douro.
A versão final da lista já com a introdução do número 1, escolha pessoal de Pedro Nuno Santos, será esta noite aprovada pela comissão política nacional. Sobrinho Teixeira (atual deputado na Assembleia da República), Bruno Veloso (eleito para o secretariado nacional do PS) ou Isabel Ferreira (secretária de Estado do Desenvolvimento Regional), são os nomes mais falados.
Recorde-se que, nas legislativas de 2022, a Lista do PS, por Bragança, foi liderada pelo antigo presidente do IPB. Em número dois estava Berta Nunes, lista que saiu vencedora no distrito, por uma diferença de 15 votos.
Jorge Gomes, foi o número 3. Catarina Afonso Pinto, a número 4. Tito Resende, o número 5 e Ana Luísa Pereira, número 6.
Recorde-se que a Aliança Democrática também já aprovou a sua lista pelo distrito com Hernâni Dias, presidente da câmara de Bragança a ser o cabeça de lista. A CDU avança com a arqueóloga Fátima Bento e o Bloco de Esquerda com o médico psiquiatra, Vítor Pimenta.
Jornalista: Fernando Pires