São 15 as listas entregues no Tribunal de Vila Real que se candidatam às Eleições Legislativas de 2022, nove com assento parlamentar e seis sem qualquer representatividade no parlamento.
Do total de forças políticas candidatas às eleições de 30 de janeiro, cinco são encabeçadas por mulheres e 10 listas encabeçadas por homens.
O Tribunal de Vila Real sorteou as listas com o objetivo de ordenar as forças políticas no boletim de voto dos eleitores do Círculo Eleitoral de Vila real.
De acordo com o sorteio, o primeiro lugar é ocupado pelo partido Chega (CH) da candidata Manuela Tender; em segundo lugar o CDS-PP, cuja lista é encabeçada por Vítor Pimentel; em terceiro lugar surge o Bloco de Esquerda (BE), que tem como primeira da lista Enara Teixeira; em quarto lugar, o sorteio determinou o PPD/PSD, que tem como cabeça de lista Artur Soveral de Andrade; em quinto lugar está o Nós, Cidadãos!, que tem a encabeçar a lista João Cabeço.
Em sexto lugar, Sandra Pinto encabeça o partido RIR (Reagir, Inclui, Reciclar); em sétimo Nuno Novo do Partido da Terra ( MPT); João Gonçalves candidato do Partido Volt Portugal (VP) ocupa o oitavo lugar; em nono João da Silva encabeça a lista do partido Livre; em décimo lugar João Fernandes lidera a lista da Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV-CDU).
Nos restantes lugares Joana Ferreira encabeça a lista da Iniciativa Liberal (IL), seguindo-se o partido Movimento Alternativa Socialista (MAS) encabeçado por Bruno Cancelinha; o Partido Socialista (PS) liderado por Francisco Rocha; José Castro encabeça a lista do Pessoas- Animais- Natureza (PAN) e por fim Isabel Silva a encabeçar a lista do partido Ergue-te (E).
Jornalista: Sara Teixeira