Laboratório do IPB para o Diagnóstico Laboratorial da COVID-19 atinge as vinte mil análises.
O Laboratório de Biologia Molecular do IPB /CIMO, numa parceria com a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), é um dos laboratórios integrados na Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico Laboratorial da COVID-19 aprovado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) para a realização do diagnóstico COVID-19, tendo atingido o número de 20 000 (vinte mil) análises realizadas desde a sua acreditação, no início de abril de 2020.
O Laboratório Covid 19 do IPB tem realizado análises para toda a região Norte, mediante um protocolo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e com a ARS da região Norte, mas sobretudo na área de influência da ULS do Nordeste, onde se concentraram cerca de 80% das análises realizadas.
O número médio de análises processadas, considerando os dias de laboração, foi de cerca de 210 análises por dia. Os dias de maior volume de trabalho ocorreram de 5 a 30 de maio, tendo em alguns dias sido atingido o número de 600 análises diárias (27 e 28 de maio).
Durante os meses de verão (junho, julho e agosto) a atividade reduziu substancialmente, tendo-se passado a um regime de processamento de análises em três dias por semana. Porém, desde 15 de setembro, o laboratório tem processado análises todos os dias, com exceção dos domingos.
Neste momento estão a ser reforçadas as equipas técnicas, estando o laboratório preparado para a sua capacidade máxima durantes os próximos meses.