Trata-se do projeto NatuRural Heritage desenvolvido pela associação Palombar. O Campo de Voluntariado Internacional (CVI) vai decorrer nas aldeias de Uva, Vimioso, e Picote, Miranda do Douro.

Entre os dias 15 e 29 de julho, jovens de várias partes do mundo viajam até Trás-os-Montes com o objetivo de “promover o restauro de um pombal tradicional, com vista a preservar este edificado vernacular, bem como disseminar as técnicas tradicionais de construção usadas para erigir este património rural, transmitidas ao longo de gerações, em perfeita simbiose com o meio ambiente”, refere a associação.

O campo destina-se a jovens entre os 18 e 30 anos de idade. Os participantes não têm de suportar qualquer despesa de deslocação, alojamento ou refeição. As inscrições já se encontram a decorrer. Os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] com o assunto “64.º Campo de Trabalho Voluntário Internacional (CTVI) – Reconstrução de um pombal tradicional” a manifestar o motivo pelo qual pretende ser voluntário, indicando o nome completo, idade, morada e contacto de telemóvel.

O projeto é financiado em 17 mil euros pelo Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia e tem o apoio da Câmara Municipal de Vimioso, Junta de Freguesia de Algoso, Campo de Víboras e Uva e associação francesa Rempart.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Palombar

Slider