São 36 jovens que estão a participar no projeto Erasmus + Up2Wine. São oriundos de Itália, Chipre, Grécia, Espanha e também portugueses. O objetivo é conhecer o mundo dos empreendedores da região.

Mostrar à juventude europeia as grandes possibilidades de desenvolvimento económico existentes na zona transfronteiriça de Trás-os-Montes no setor vitivinícola é a ideia prinicipal. Neste sentido, a entidade portuguesa Vindouro – Associação para o Desenvolvimento da Fronteira (APDF) organizou, de 6 a 15 de setembro, o projeto de intercâmbio juvenil Up2wine ao abrigo do programa Erasmus+.

Na quarta-feira, os presentes tiveram a oportunidade de receber uma palestra sobre enoturismo, onde ficaram a conhecer casos de sucesso nessa matéria, na região de Castilla y León, e ainda qual o tipo de formação necessária para trabalhar no setor e as oportunidades de negócio que existem atualmente.

O Up2Wine é um projeto de intercâmbio abrangido pelo programa Erasmus+, contando com o apoio da Câmara Municipal de Mogadouro e do AECT Duero-Douro. De acordo com o comunicado enviado à redação do Canal N, a iniciativa surgiu no contexto do “preocupante despovoamento do interior e do mundo rural” e pretende “proporcionar conhecimentos, tanto técnicos como práticos, para possibilitar a criação dos seus próprios postos de trabalho através dos recursos endógenos comuns à cultura dos seus países de origem”.

Por: Marcos Brea e Rita Teixeira (Jornalista)

Slider