No dia 21 de maio de 2022, decorre em Miranda do Douro, as Jornadas Médico-Jurídicas Mirandesas, organizadas pela Secção de Estudos Médico-Legais (SEML) da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), no Mini auditório do Pavilhão Multiusos.
As jornadas são dirigidas a médicos e juristas com particular interesse em avaliação do dano corporal e sinistralidade e as inscrições devem ser feitas através do link disponível aqui.
O período da manhã contará com várias palestras, incluindo uma mesa redonda com a presença de vários especialistas em Ortopedia, da Presidente da Ordem dos Advogados de Bragança, Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Bragança, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina de Coimbra.
Na parte da tarde está agendado um passeio de barco para participantes e acompanhantes e ainda uma visita ao museu e à catedral de Miranda do Douro.
O evento é coordenado pelo Dr. Francisco Lucas, filho da Terra, médico ortopedista nos Hospitais da Universidade de Coimbra e perito em avaliação do dano corporal no Instituto Nacional de Medicina Legal e tem o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Douro.
O objetivo da iniciativa é proporcionar formação a médicos e juristas, no âmbito da avaliação do dano corporal e sinistralidade, e estabelecer pontes e compreensão entre as duas classes profissionais que se encontram pelo sinistrado, mas que frequentemente se desencontram na linguagem.
A Comissão organizadora conta com cerca de 100 participantes e espera “dar a conhecer e promover um dos locais mais belos de Portugal”.
Para o coordenador do evento, Dr. Francisco Lucas, Miranda do Douro, foi o local eleito por ser “um pedacinho de céu na terra”, onde “os gaiteiros embalam e, ao som dos tambores, se viaja de forma catártica e rejuvenescedora ao mundo interior, num cenário onde se cruzam a rudeza das pedras, a sombra dos abutres, o planar das águias, o silêncio…”.
Jornalista: Sara Teixeira