Oito anos depois, a seleção nacional absoluta feminina vai marcar presença na final do Campeonato do Mundo de Hóquei. Portugal venceu na meia-final a Itália, por 2-0, e vai encontrar a seleção espanhola hoje às 20 horas.
A equipa lusa entrou bem no jogo e o primeiro ponto da noite surgiu a três minutos do intervalo. Na segunda parte, a história repetiu-se a 10 minutos do final da partida.
Esta é a quinta vez que Portugal está presente na final de um campeonato do mundo com a seleção absoluta feminina. A última vez foi em 2016, em Iquique, no Chile.
Da seleção nacional absoluta feminina de hóquei faz parte Ana Fernandes, uma jovem de 16 anos natural de Bragança.
Em declarações, o selecionador nacional, Hélder Antunes explicou que “somos muito realistas e à medida que trabalhámos e crescemos e potenciamos a equipa e as atletas, vamos elevando as fasquias”, acrescentando que “quando se chega aos quartos de final, quer-se chegar às meias-finais, quando se chega à meia-final, queres chegar à final, e foi o que fizemos”.
Para o jogo desta noite o selecionador adiantou que “seja qual for o desfecho penso que em nada pode melindrar o percurso que esta seleção está a fazer faltando ainda um jogo neste mundial, e penso que os portugueses, aqueles que acreditam nesta equipa e que acreditaram desde a sua convocatória, devem estar bastante orgulhosos dela», concluiu.
RESULTADOS
PORTUGAL 5 x 0 COLÔMBIA
FRANÇA 0 x 5 PORTUGAL
ARGENTINA 2 x 3 PORTUGAL
QUARTOS DE FINAL
PORTUGAL 13 x 1 INGLATERRA
SEMI-FINAL
PORTUGAL 2 x 0 ITÁLIA
FINAL
21/09/24 – 20 HORAS – PORTUGAL x ESPANHA
Jornalista: Lara Torrado