O reconhecido enólogo e empresário, que herdou uma vasta tradição vinícola familiar, é premiado pelo seu contributo à viticultura do Douro.
João Nicolau de Almeida, figura de referência no mundo da enologia e empreendedor norteño, foi galardoado com o título de Personalidade do Norte 2024. Esta distinção, atribuída pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR Norte), enaltece o seu percurso de inovação e dedicação à conservação da viticultura duriense.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu no Teatro Jordão, em Guimarães, durante o Fórum Regional “Europa Pós-2027: Quo Vadis?”. O evento contou com a presença de diversas figuras públicas e foi presidido por António Cunha, presidente da CCDR Norte.
Nicolau de Almeida junta-se a uma ilustre lista de homenageados que inclui nomes como o arquiteto Álvaro Siza Vieira, a pintora Graça Morais e o escritor José Rentes de Carvalho.
João Nicolau de Almeida é amplamente reconhecido pelo desenvolvimento do vinho “Duas Quintas” e pelo seu papel fundamental na seleção das castas que hoje marcam a identidade dos vinhos do Douro e do Porto.
SOBRE JOÃO NICOLAU DE ALMEIDA
João Nicolau de Almeida nasceu numa família que respira vinhos e história. Em 1976, casou-se com Graça Eça de Queiroz Cabral, unindo duas linhagens ligadas à viticultura.
Em 1993, João Nicolau de Almeida iniciou um novo capítulo da sua história ao descobrir em Vila Nova de Foz Côa um local ideal para a produção de vinhos. Pouco a pouco, adquiriu terrenos que formaram a Quinta do Monte Xisto, onde, em 2005, começou a plantar vinhas em parceria com os seus filhos, Mateus, João e Mafalda.
Esta iniciativa familiar deu origem à empresa João Nicolau de Almeida & Filhos, e João Almeida uniu experiência e modernidade, que deu origem a vinhos que captam a essência do Douro e traduzem a herança de uma família dedicada à arte e ciência da enologia.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Nicolau de Almeida