João Geraldo e Rita Fins, dois atletas de Mirandela, integram a comitiva portuguesa que vai estar no Campeonato da Europa Individual de Ténis de Mesa que vai decorrer em Varsóvia, na Polónia, de 22 a 27 de junho.
Geraldo teve uma época de sonho, sagrando-se campeão da Liga francesa, pelo Loups d´Angers, a equipa que representa desde 2018, e também foi campeão nacional individual em Portugal.
João Geraldo está focado em fazer um Europeu de nível elevado. “Estou com muita confiança e com muita vontade de competir internacionalmente e nada melhor que o europeu onde estão os melhores de cada país. Quero continuar a jogar com bom nível e continuar a evoluir para aprender”, diz.
Já quanto a medalhas, Geraldo não esconde que sonha com a subida ao pódio, mas admite que será extremamente difícil. “O sonho de qualquer jogador é ser campeão da Europa ou chegar a uma medalha, mas é preciso ter os pés assentes na terra e perceber que o nível é muito equilibrado e podemos perder logo na primeira ou na segunda ronda e depois ficamos desiludidos. Mas vou encarar o torneio com muita ambição, se não for assim não vale a pena lá ir. Tenho consciência que há jogadores bem melhores, que estão melhor posicionados no ranking e a probabilidade de isso acontecer é escassa”, confessa.
Para o presidente da direção do Clube Ténis de Mesa de Mirandela, clube que formou João Geraldo e que continua atento à sua evolução, não restam dúvidas que estamos perante o melhor jogador português da atualidade. “Ele fez uma época extraordinária, foi campeão em França numa equipa que nunca tinha ganho o título. Fez um score de 22 vitórias e 4 derrotas e três delas aconteceram logo no início: A partir daí, foi o grande líder e o grande obreiro da vitória do Angers, pelo que a chamada dele à seleção para participar no Europeu é só uma lógica. Aliás, possivelmente, ele é neste momento o melhor jogador português”, afirma Isidro Borges.
No setor feminino, Rita Fins também vai ao Europeu e a selecionadora nacional justifica a sua chamada pela “enorme evolução que a atleta mirandelense tem tido nos últimos tempos, agora que já pode treinar a 100 por cento, após terminar o seu percurso académico”. Xie Juan considera que “já será um bom resultado a Rita ficar no top 32”.
O Campeonato da Europa individual de Ténis de Mesa vai decorrer em Varsóvia, na Polónia, de 22 a 27 de junho. No setor masculino, para além de João Geraldo, vão estar presentes os atletas Diogo Carvalho, João Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia. Na prova feminina, para além de Rita Fins, a delegação portuguesa conta ainda com Fu Yu, Inês Matos, Leila Oliveira e Shao Jieni.
O Europeu esteve agendado para setembro de 2020, mas foi adiado devido à pandemia Covid-19.
Jornalista: Fernando Pires