Resultados divulgados esta segunda feira ao final do dia dão conta que o Instituto Politécnico de Bragança subiu para a 30.o posição mundial do ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2020 em Food Science & Technology. Em 2017, quando este ranking apareceu pela primeira vez, nesta área científica, o IPB ocupava a posição 50, e desde essa altura tem surgido em posições de destaque, alcançando agora em 2020 um lugar no top 30 mundial. Considerando todas as áreas disciplinares, entre as 30 melhores Universidades do Mundo, surgem apenas 3 universidades portuguesas: a Universidade do Porto e o IPB em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e a Universidade do Lisboa em Engenharia Marina e dos Oceanos. 

O Ranking de Shangai é um dos mais prestigiados do mundo com um ranking global das Universidades e rankings setoriais por área científica. O destaque em Ciência e Tecnologia Alimentar deve-se ao grande trabalho de investigação aplicada que tem sido feito nesta área, e ao longo dos últimos anos, pelos docentes e investigadores da instituição. Também na área de Ciências Agrícolas o Instituto Politécnico de Bragança surge entre as 500 melhores instituições a nível mundial. 

O IPB não só tem conseguido consolidar a sua presença neste ranking de ano para ano, como tem também alcançado posições cada vez mais relevantes. Uma distinção que é prova concreta do seu reconhecimento internacional e tem contribuído para que mais empresas, estudantes e investigadores procurem o Instituto Politécnico de Bragança e a região para desenvolver o seu trabalho. 

Este ranking é baseado na produção científica com grande impacto mundial. E tem em conta o número de trabalhos publicados por uma instituição em periódicos de maior fator de impacto (primeiro quartil), a proporção de citação de artigos publicados por uma instituição por outros investigadores em todo o mundo, a colaboração internacional, medida pelo número de publicações com investigadores de outros paíises, a excelência, avaliada pelo número de trabalhos publicados nas principais revistas de uma área disciplinar e os prémios internacionais obtidos pelos investigadores. 

A ShanghaiRanking começou a publicar o Global Ranking of Academic Subjects por disciplinas académicas desde 2009. Esta versão contém classificações de universidades em 54 disciplinas nas ciências naturais, engenharia, ciências da vida, ciências médicas e ciências sociais. No total, mais de 4000 universidades foram classificadas. 

Slider