A Aliança STARS EU é um conceito que pode beneficiar mais de 100 mil estudantes e perto de 10 mil funcionários.
Uma delegação do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) esteve esta semana na Universidade de Ciências Aplicadas de Hanze, em Groningen, Países Baixos, para participar na conferência de lançamento oficial da STARS EU Alliance.
O encontro das oito universidades parceiras, que têm vindo a trabalhar ao longo dos últimos dois anos, mas que por ocasião da situação pandémica, viram adiado este encontro presencial.
A STARS EU Alliance é um consórcio que reúne a Universidade de Ciências Aplicadas de Hanze (Países Baixos), o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), Universidade de Ciências Aplicadas de Bremen (Alemanha), a Universidade de La Laguna (Espanha), Universidade de Silesia em Opava (República Checa), Universidade do Oeste (Suécia), a Universidade Tecnológica de Cracóvia (Polónia) e a Universidade Tecnológica do Atlântico (Irlanda).
Em comunicado, o IPB destaca que a Aliança Estratégica para a Transição Regional STARS EU “é um novo e ambicioso conceito que pode vir a beneficiar mais de 100 mil estudantes e perto de 10 mil funcionários, docentes, investigadores e que pretende tornar-se uma universidade europeia orientada para o futuro”.
É referido ainda que pretende “contribuir para a transição e desenvolvimento sustentável das regiões e da Europa tendo grande impacto no conhecimento, na criatividade, na cultura e no bem-estar europeu”.
No encontro, foram apontados desafios comuns a todos os parceiros desta aliança, como a realidade demográfica das regiões, as competências para o futuro, a transição industrial e a sustentabilidade, transição ecológica e eficiência energética e de recursos foram nesta conferência.
Jornalista:. Rita Teixeira