A partir desta quinta-feira, o interior Norte fica em risco de incêndio “máximo e muito elevado” devido às subidas de temperatura que podem atingir valores superiores a 30 graus Celsius.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera- IPMA, a temperatura irá subir progressivamente durante os próximos dias, onde os termômetros poderão registar valores superiores a 30 graus Celsius, estando o risco de incêndio a situar-se entre o “máximo e muito elevado” no interior Norte, Centro e Algarve.
A subida das temperaturas encontra-se associada a “uma massa de ar quente, com origem no norte de África, e transportada na circulação de um anticiclone localizado junto à Península Ibérica” refere o IPMA, que vai atingir Portugal continental nos próximos dias.
“Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do perigo de incêndio rural, que deverá situar-se nas classes máximo e muito elevado em quase todo o interior norte a partir do dia 27”, refere o comunicado.
No Norte a temperatura poderá variar entre os 30 e os 33 graus Celsius, nomeadamente no vale do rio Douro. No restante território, a temperatura máxima, esta quinta-feira, vai manter-se entre os 25 e os 30 graus.
No entanto, para sexta-feira e sábado espera-se uma descida da temperatura máxima em todo o território.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Arquivo / Canal N