A jovem atleta da AMAO (Associação Mirandelense de Artes Orientais), Inês Novo, sagrou-se campeã da europa em juniores (53 quilos) de Shuai Jiao, luta chinesa, que decorreu, no passado fim-de-semana, em Montesilvano, em Itália.

O título europeu conquistado pela atual campeã nacional de luta olímpica, em cadetes, acabou por surpreender o próprio treinador. “Não estava à espera. Mas pronto, ela conseguiu e fez dois combates renhidíssimos. Aliás, o primeiro combate, ela ganhou por um ponto, mesmo no final. Ela conseguiu acabar com um ponto que a projetou logo para a final, por um ponto apenas. E depois, na final, acabou por ganhar também, com muita dificuldade. Aliás, ela acabou até o combate lesionada, mas conseguiu o título. Foi ótimo”, adianta o mestre Jesus Novo.

O líder da AMAO antevê um enorme futuro para a Inês. “Está neste momento, com 16 anos, está no auge da categoria de Júnior. Agora vamos esperar que ela continue com esta força de vontade, com esta garra, até chegar à categoria de Sénior. E aí, não sei. Não sei onde é que podemos chegar. A mãe dela já ganhou dois campeonatos da Europa no tempo dela. Pode ser que ela agora vá para o mesmo caminho”, sorri.

Também Francisco da Silva, outro atleta da AMAO, representou Portugal, ficando no top 10. “Teve muito mais dificuldades, nas masculinas é muito mais difícil. Ele ganhou o primeiro combate e depois de seguir voltou a combater, perdeu. Depois foi repescado, mas mesmo assim voltou a perder”, conta Jesus Novo.

O treinador da AMAO explica o que é esta vertente das artes marciais do Shuai Jiao. “Isto é a luta, mas é a vertente chinesa. Enquanto nós, por exemplo, a luta olímpica é feita sem roupa, ou seja, com um fato de licra, muito agarrado ao corpo, neste trabalhamos com um kimono, onde as pessoas podem agarrar. É a grande diferença que há entre a luta olímpica e esta”, afirma.

Jornalista: Fernando Pires

Slider