Um projeto pensado e nascido em solo português (pela União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor), a que se juntou o Ayuntamiento de Pedralba de la Pradería, e que resultou na criação da Rota Transfronteiriça dos Moinhos e Lameiros. 

Inaugurado, no passado sábado, o percurso tem cerca de 47 quilómetros, que iniciam na fronteira da aldeia portuguesa de Portelo, passando por Aveleda, Varge, Guadramil e Rio de Onor, onde se “liga” ao território espanhol.

“Trata-se de um projeto bastante importante e único no que toca à preservação e valorização do património natural e cultural. Atravessa paisagens de uma beleza ímpar e conecta localidades com histórias e tradições riquíssimas”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, durante a cerimónia de inauguração da Rota, acrescentando, ainda, que “é muito mais do que um simples percurso. É, sobretudo, a união de comunidades”. 

A Rota Transfronteiriça dos Moinhos e Lameiros representa, do lado português, um investimento superior a 70 mil euros, comparticipado em 80 por cento pelo Turismo de Portugal.

Jornalista: Lara Torrado

Slider