O Trilho da Fraga das Ferraduras e o Trilho das Quedas d`Alto são os dois novos trilhos que vão ser inaugurados no próximo dia 8 de maio. As inscrições já estão abertas.
Na semana passada, devido às condições meteorológicas, o município de Carrazeda de Ansiães viu-se obrigado a cancelar a segunda inauguração dos novos percursos pedestres, incluídos nas cinco Pequenas Rotas, – homologadas pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo –, que atravessam aldeias e lugares privilegiados, como miradouros sobre o rio Douro.
O segundo desafio está agora marcado para o dia 8 de maio, com inicio na aldeia de Ribalonga e fim em Linhares. Os interessados devem inscrever-se até dia 6 de maio, através do formulário online ou presencialmente na Loja Interativa de Turismo (LIT). De acordo com a autarquia, a inscrição é gratuita, mas com almoço incluído a inscrição terá o custo de 7 euros.
Segundo o município, o ponto de encontro é no Centro de Inovação Tecnológica Inovarural de Carrazeda de Ansiães (CITICA), às 07h30, onde será disponibilizado transporte para a aldeia de Ribalonga. Para aqueles que prefiram ir na própria viatura, a concentração em Ribalonga será junto ao Painel Informativo do Trilho.
Percursos que contam histórias
O “Trilho da Fraga das Ferraduras” com 9 quilómetros é um percurso circular com início e fim junto à Igreja Paroquial de Ribalonga. A organização destaca que nesta localidade ainda é preservada a arquitetura tradicional das aldeias vinhateiras, bem como alguns imóveis de interesse histórico. Entre estes, merece especial atenção a igreja matriz dedicada a Santa Marinha e datada do século XVIII. O percurso segue em direção ao Miradouro da Fraga das Ferraduras, permitindo observar um extenso e belo trecho da paisagem duriense, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade
No mesmo dia acontece o “Trilho das Quedas d’Alto” — também circular e com 9 quilómetros —, que começa e termina junto à Associação Cultural Recreativa de Linhares (ACRL). No troço inicial, o PR5 toma a direção do miradouro das Quedas d’Alto. No trajeto existe uma derivação que permite o acesso à Ribeira de Linhares e à observação das denominadas “Quedas d’Alto”, queda de água com vários metros de altura. Retomando o percurso e atravessando a ponte e os passadiços, o trilho segue junto à margem da ribeira até uma derivação que nos conduz ao Miradouro dos Moinhos passando por quatro estruturas molinológicas, anteriormente utilizadas pela população local na transformação do cereal em farinha. O percurso permite ainda aceder ao morro do Castelo de Linhares, de onde se pode contemplar um amplo troço do vale do Rio Douro.
A próxima aventura está agendada para 29 de maio, onde será inaugurado o Trilho da Fraga da Ola, em Vilarinho da Castanheira. Recorde-se que, os primeiros percursos a serem inaugurados foram o “Trilho da Aldeia dos Moinhos” e o “Trilho do Miradouro da Cova Escura”, no mês passado.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: CM Carrazeda de Ansiães