Primeiro Chaves, depois Montalegre, e na última madrugada foi a vez de Valpaços, onde pelo menos quatro igrejas foram assaltadas.
De acordo com o Comando Territorial da GNR de Vila Real, na madrugada de sábado para domingo, foram assaltadas cinco igrejas no concelho de Montalegre – Vilar de Perdizes, Gralhas, Donões, Covelães e Outeiro – nas duas últimas furtaram a Sagrada Família e nas restantes roubaram dinheiro.
Seguiu-se o concelho de Valpaços, na madrugada desta segunda-feira, onde foram assaltadas também pelo menos quatro igrejas. De acordo com a mesma fonte, foram assaltadas igrejas em Valpaços, Lebução, Tinhela e Sonim.
Sendo que, na Igreja Matriz de Valpaços foi arrombada a porta da Sacristia e foram levados dois cofres de esmolas. Em todos os assaltos foram danificadas portas e fechaduras.
A GNR suspeita que os furtos, nos diferentes concelhos, são praticados pelo mesmo grupo e estão agora a ser investigados pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR, com a colaboração de vários Postos Territoriais de vários concelhos.
Jornalista: Rita Teixeira