A Universidade Sénior de Miranda do Douro, em parceria com a Resíduos do Nordeste, vai desenvolver um Projeto Sustentável denominado “Un Lhugar más Asseado, ua Bezinança más sustentable” (em português: um lugar mais limpo, uma vizinhança mais sustentável”).
A iniciativa será executada em duas fases. A primeira etapa terá já início quarta-feira, dia 24 de janeiro, com a receção do material doado pela Resíduos do Nordeste e a limpeza da primeira aldeia, que será Genísio.
“Na primeira hora será feita a limpeza, a segunda hora será dedicada ao convívio com a população, incluindo, entre outros, música e jogos tradicionais” explica a autarquia em comunicado enviado à redação do Canal N. No que toca à segunda fase, está terá início em setembro.
O município de Miranda do Douro relembra que “o desequilíbrio demográfico que afeta os municípios de baixa densidade é uma realidade que traz consigo uma série de problemas associados, entre os quais, o envelhecimento e isolamento das populações”. Daí surge este projeto, que combina a sustentabilidade e o combate ao isolamento das populações mais idosas.
A ideia passa por promover a limpeza das aldeias e partilhar noções de reciclagem e, ao mesmo tempo, impulsionar o convívio e a luta contra o isolamento das populações.
Jornalista: Lara Torrado