Para assinalar a data do melanoma, celebrado no passado dia 11 de maio, o Hospital Terra Quente em Mirandela organizou uma campanha de sensibilização e rastreio gratuito para os utentes da região.

A avaliação será realizada pelo médico dermatologista Álvaro Machado, no próximo dia 21 de maio.

O rastreio está aberto ao público, mas é necessário realizar um inscrição prévia, através do contacto do hospital (278 400 400) ou pelo formulário online. As inscrições são limitadas.

O melanoma é o tipo de cancro da pele mais grave e, segundo a instituição de sáude, “nos últimos anos, tem-se verificado o aumento de incidência do cancro de pele na população. Apesar de ser uma das formas de cancro mais tratáveis, com uma boa taxa de recuperação, ainda se verifica pouca sensibilidade do público para os sintomas do cancro da pele”, explicou.

Como identificar o melanoma?

Deve-se fazer com regularidade um auto exame cutâneo para identificar possíveis problemas. A regra do ABCDE pode ser útil. A: Assimetria (a forma do sinal é irregular, não redonda); B: Bordo (o contorno do sinal é irregular, mal delimitado); C: Cor (o sinal não apresenta uma cor uniforme, tem várias cores); D: Diâmetro (o diâmetro do sinal é superior a 5 mm); E: Espessamento recente.

Caso um sinal se altera em pouco tempo, deve recorrer a um médico dermatologista para observação.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider