Há quase dois anos que o hospital de Mirandela está sem aparelho de realização de mamografias devido a uma avaria.

A denúncia é de Manuel Almeida, representante da concelhia de Mirandela do CDS no programa “Politicamente Falando” da Terra Quente FM, que relata um episódio protagonizado por um familiar, “passou-se comigo e é ridículo”, começa por dizer.

“Dirigi-me ao hospital de Mirandela para a minha esposa fazer uma mamografia, foi-me dito que a máquina está avariada há dois anos e o funcionário disse-me para ir ao hospital Terra Quente (privado)”.

“É uma vergonha para o nosso Estado e para Mirandela porque os nossos utentes não podem servir-se de uma máquina que está lá, mas avariada há dois anos”, afirma.

Confrontado com esta denuncia, a administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, numa curta resposta, por escrito, confirma a avaria do aparelho, mas não adianta desde quando, referindo que “tem em curso o desenvolvimento dos procedimentos necessários para a aquisição de um novo aparelho de realização de mamografias, a instalar na Unidade Hospitalar de Mirandela, o qual irá substituir o atualmente existente, no sentido da realização com qualidade, segurança, conforto e fiabilidade, daquele que é um importante meio de diagnóstico da patologia mamária”.

Ao que conseguimos apurar junto de fonte hospitalar, o aparelho de realização de mamografias está avariado desde dezembro de 2020, ou seja, há 21 meses.

Jornalista: Fernando Pires

Slider