Um homem de 54 anos foi detido no concelho de Macedo de Cavaleiros, no dia 21 de janeiro, por suspeitas de violência doméstica contra a sua mulher de 52 anos. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) do Comando Territorial de Bragança.
No decorrer da investigação, apurou-se que o suspeito exercia violência física, psicológica e verbal sobre a vítima. Durante uma busca domiciliária, foi apreendida uma arma de fogo alterada e doze munições, aumentando a gravidade da situação.
Apresentado ao Tribunal de Macedo de Cavaleiros no dia 22 de janeiro, o homem ficou sujeito a várias medidas de coação. Está proibido de contactar a vítima, por qualquer meio, e de se aproximar da sua residência ou local de trabalho, num raio de 200 metros. Foi também obrigado a frequentar um programa de prevenção de violência doméstica, realizar tratamento ao consumo excessivo de álcool e está impedido de adquirir ou utilizar armas de fogo ou munições.
A GNR relembra que a violência doméstica é um crime público e apela à denúncia como um dever de todos, essencial para a proteção das vítimas e a punição dos agressores.
Jornalista: Lara Torrado