O indivíduo de 59 anos era detentor de uma arma de fogo em situação ilegal, sem documentação válida. A investigação decorria há cerca de um ano.
Na passada terça-feira, 2 de fevereiro, no seguimento das diligências policiais “foi efetuada uma busca domiciliária e quatro buscas em viaturas, tendo sido detetada uma arma, sem registo ou qualquer tipo de documentação, bem como diversas munições do mesmo calibre”, explica o Comando Territorial de Bragança em comunicado.
No decorrer da ação, os militares da Guarda detetaram ainda um trator agrícola que ostentava matrículas falsas, procedendo também à apreensão.
A ação culminou com a apreensão do seguinte material: Uma pistola de calibre 6.35mm e dois carregadores; dez munições de calibre 6.35 mm; uma trator agrícola; uma arma branca de abertura automática, vulgarmente designada de “ponta e mola”.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Mirandela.
A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida. Importa ainda esclarecer que, quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma.