Hipermercados e shoppings fechados a partir das 13 horas, lista de risco com 191 concelhos e apoio de 20% das perdas da restauração nos dois próximos fins de semana. António Costa realça que a “situação é grave” e volta a pedir o “esforço de todos”.
O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que as medidas de limitação de circulação tomadas pelo Governo no âmbito do estado de emergência geraram “equívocos”, abrindo a porta a um excesso de concentração nas exceções e uma desvalorização da regra.
“É manifesto que o esforço de equilíbrio do Governo – seguramente por deficiência da nossa comunicação – gerou equívocos e abriu a porta, por um lado, a que tenha havido um excesso de concentração nas exceções e uma desvalorização da regra”, declarou António Costa em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.
O primeiro-ministro lamentou que, ao longo da última semana, se tenha vindo a assistir “a uma espécie de concurso para ver onde está a exceção para não cumprir a regra de se ficar em casa”.
“Há criatividade quanto a horários, promoção agressiva da venda de bens não essenciais e mesmo apelos por associações empresariais ao incumprimento das medidas decretadas no estado de emergência”, criticou.
Ler mais: https://www.jn.pt/nacional/medidas-apertam-com-o-agravar-da-pandemia-de-covid-19-13030450.html