Hamilton de Holanda está de regresso a Portugal com três novos concertos e um deles é no distrito de Bragança, em Macedo de Cavaleiros, dia 23 de julho.
A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins lançou o repto a Hamilton de Holanda para que o músico brasileiro se juntasse ao elenco de instrumentistas deste coletivo em três concertos na região norte de Portugal.
O artista, cujas atuações em solo lusitano foram consideradas de exceção pela crítica e pelo público, aceitou o desafio e fará uma pequena digressão pelo norte do país. Desta forma vai passar pela Casa da Música, no Porto, no próximo dia 20 de julho, pelo Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego, no dia seguinte, 21 de julho e, por fim, na Praça das Eiras, em Macedo de Cavaleiros, a dia 23.
O anunciado vértice de concertos nas localidades que constituem a geografia destas récitas musicais pretende em primeira instância “mostrar o imenso valor do património musical brasileiro e português, através de um diálogo pluricultural entre os dois lados do Atlântico” refere, em comunicado, a organização.
A validar este desígnio está o facto de o programa ter sido alvo da inclusão e de uma cuidada seleção de peças icónicas do repertório erudito e folclórico de ambos os países aqui representados, interpretados por Hamilton de Holanda e pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.
“Tendo em conta os pergaminhos dos intervenientes, Hamilton de Holanda é um dos mais destacados nomes da worldmusic brasileira e sul americana, universalmente conhecido, multipremiado e nesse capítulo detentor do vários grammy latinos, galardões que o distinguem enquanto bandolinista, compositor e improvisador e a OPGB – Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins que se tem vindo a afirmar no panorama europeu deste segmento das orquestras de plectro europeias” refere o mesmo comunicado.
Tal como no palco, espera-se que na plateia haja igual traço de união entre portugueses e brasileiros, algo que o concerto de forma espontânea e intrínseca abraça de forma fraterna e efusiva. O lado festivo desta iniciativa musical convoca assim para o efeito a vasta comunidade brasileira residente em Portugal a juntar-se aos muitos portugueses que estarão curiosos por ver esta “fusão”.
Jornalista: Lara Torrado