O Grupo de Emergência e Catástrofes da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda está a angariar fundos para adquirir um reboque. O objetivo é que este funcione de forma transportar material para as operações.
Criado em 2019, este grupo divide-se em quatro equipas: psicologia, assistência social, evacuação e resgate, e logística. As atividades são desenvolvidas de forma coordenada com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), atuando em todas em situação de catástrofe. O grupo assume missões atribuídas no respetivo Plano Distrital ou Municipal de Emergência enquanto organismo e entidade de apoio de cariz social.
Atualmente, o transporte para missões de auxílio é feito em carrinhas de nove lugares da Cáritas, mas apenas quando estas não estão a ser utilizadas para o transporte de utentes.
Sete dos 12 municípios do distrito de Bragança já apoiaram o grupo, com 1,250 euros, que reverteram a favor da compra de materiais.
O grupo, que é constituído por voluntários, marcou para sábado, dia 22, um concerto solidário na Catedral de Bragança, com a atuação da Banda Filarmónica da cidade.
Jornalista: Micaela Costa
Foto: Renascença