Quem o disse foi a ministra da Coesão Territorial, esta segunda-feira. Ana Abrunhosa avançou que o Governo vai anunciar um programa para a redução das portagens nas ex-SCUT e admitiu que a abolição apenas poderá ser ponderada no final das concessões.
Em declarações à agência Lusa, a ministra explicou que está “responsável pela parte das portagens [nas ex-SCUT] e, portanto, em breve, muito em breve, poderei dar resposta a todas as perguntas: Qual e a taxa de redução das portagens, sobre que veículos e que redução vai incidir e quando se vai iniciar essa redução”, afirmou Ana Abrunhosa, salientando que se trata de uma “redução, nunca abolição”.
Segundo a Lusa, a ministra da Coesão Territorial admitiu, em maio, ter a sensação de estar “sempre em dívida” por ainda não ter conseguido reduzir as portagens nas ex-SCUT, mas salientou que os ministérios envolvidos têm estado a trabalhar numa proposta. A governante espera que o anúncio desta redução ocorra em “menos de um mês”.
Reforçou ainda que “reduzir as portagens vai contra aquilo que são as orientações de descarbonização”, mas esta decisão “só se justifica nestes territórios” do interior porque existem problemas de mobilidade e de acessibilidade.