O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, anunciou que cinco milhões de euros do Fundo Ambiental vão destinar-se a campanhas de sensibilização e para soluções de contingência, no âmbito da seca que o país atravessa.
Em declarações à Lusa, o ministro referiu que o tipo de soluções de contingência passam pelo transporte de água em camiões-cisterna, de “pequenas soluções alternativas para poder aceder a água” e da “limpeza dos fundos de algumas albufeiras para aumentar o seu prisma de água”.
Relativamente à suspensão da produção de eletricidade em cinco barragens, Matos Fernandes acrescentou que “esse que nós temos de proteger em primeira linha e ele está protegido, existe nas albufeiras de Portugal água para dois anos de consumo humano caso nunca chova, o que obviamente é um cenário impensável”, acrescentou Matos Fernandes.
O ministro do Ambiente referiu ainda ser necessário prolongar o tempo de suspensão da produção de eletricidade, “se a cota mínima de garantia de água para dois anos de consumo humano não estiver garantida”.
Jornalista: Rita Teixeira