O Governo homologou ontem quatro projetos a reabilitação e modernização de regadios coletivos tradicionais em Vale de Cambra, Viseu e Vinhais, com mais de 458.000 euros de investimento total, foi anunciado.

“Com um montante total de investimento de 458.000 euros, os projetos hoje homologados são financiados a 100% no âmbito da operação 3.4.2 ‘Melhoria da eficiência dos regadios existentes’ do PDR [Programa de Desenvolvimento Rural] 2020”, indicou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

No concelho de Vinhais foram homologados dois projetos, um deles promovido pela Junta de Agricultores de Vila Verde, com um investimento aprovado de 129.272 euros para a reabilitação do regadio tradicional de Vila Verde, abrangendo 36,39 hectares e 38 beneficiários, prevendo-se uma poupança de água de cerca de 50%.

O outro projeto, que tem 93.636 euros de investimento aprovado, é promovido pela Junta de Agricultores de Santa Cruz e visa a reabilitação do regadio tradicional de Santa Cruz.

Este projeto tem 39 beneficiários e engloba uma área de 24,10 hectares, prevendo-se igualmente uma poupança de água de 50%.

“O regadio público coletivo, eficiente e sustentável, tem sido, desde sempre, uma prioridade para o Governo, dado o seu papel fundamental para que a agricultura portuguesa continue o caminho da modernização, desenvolvimento e competitividade, e estes quatro projetos vêm refletir isso mesmo”, afirmou, citada no mesmo comunicado, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Por: Lusa

Slider