O Governo alargou, até dia 21 de junho, o prazo de submissão de candidaturas ao Pedido Único (PU). O prazo terminava na próxima sexta-feira, dia 14 de junho.
À margem da Festa da Cereja, que está a decorrer durante este fim de semana em Alfândega da Fé, o ministro da Agricultura e Pesca, Manuel José Fernandes, anunciou que o Governo decidiu alargar o prazo das candidaturas ao Pedido Único face às dificuldades registadas pelos agricultores em submeter o procedimento.
“O objetivo é que aquilo que é o Pedido Único chegue a todos os agricultores e, portanto, há aqui um objetivo de alargar o prazo”, adianto o ministro, e explica que “o prazo acabaria na próxima sexta-feira, e vai ser alargado, sem penalização, até 21 de junho”.
O Pedido Único é o formulário único de candidatura disponibilizado todos anos, habitualmente entre fevereiro e abril, onde são selecionadas as ajudas a que um beneficiário se pretende candidatar, bem como outras declarações e indicações necessárias para a análise de elegibilidade a um determinado apoio.
A candidatura ao PU 2024 pode ser efetuada diretamente pelo Beneficiário através de formulário disponível na Área Reservada do Portal do IFAP, em O Meu Processo «Candidaturas» Pedido Único (PU) » Entregar/Alterar/Consultar, ou recorrendo às Entidades reconhecidas, numa das Salas de Atendimento existentes para o efeito.
Manuel José Fernandes aproveitou a oportunidade para apelar aos agricultores que “não deixem para a última da hora a submissão das candidaturas porque depois de 21 de junho não haverá mais possibilidades e serão eles os prejudicados”.
Jornalista: Lara Torrado