A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou que vai dar inicio à operação “Bom Caminho”, que decorrerá até ao dia 31 de outubro. O objetivo é promover o patrulhamento de proximidade e de maior visibilidade, por forma a garantir a proteção e segurança dos peregrinos.
Ao longo do “Caminho Português”, do “Caminho Português da Costa” e do “Caminho Português Interior” os Comandos Territoriais de Vila Real, Porto, Braga, Viana do Castelo e Viseu.
“A Guarda irá executar esta operação, implementando um conjunto de atividades cujo objetivo visa contribuir para uma maior segurança e visibilidade junto dos peregrinos, por forma a prevenir o cometimento de ilícitos ou criminalidade associada”, explica a GNR, em comunicado.
As autoridades vão reforçar a segurança nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, “nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração”, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização.
A GNR aconselha a planear todo o percurso e viagem de forma antecipada, manter os familiares e amigos mais próximos informados sobre os percursos e planeamento da viagem.
Deverá possuir sempre o documento de identificação pessoal, ter especial atenção aos pertences e objetos pessoais que transporte;
Priveligiar a utilização de percursos sinalizados e iluminados e quando utilizar estradas com circulação rodoviária, deverá caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito e não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões;
Em períodos de maior afluência de peregrinos, realizar-se-ão patrulhas conjuntas com a Guardia Civil Espanhola.
Jornalista: Rita Teixeira