No início da semana a GNR vai lançar uma operação de fiscalização aos veículos de transporte de passageiros. Não só os veículos em regime TVDE e os táxis podem ser fiscalizados, mas também todos os veículos pesados de passageiros.
Entre os dias 23 e 29 de janeiro a Guarda Nacional Republicana vai levar a cabo uma “operação de fiscalização seletiva”.
Durante esta operação vão estar na estrada militares dos destacamentos de trânsito dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito.
Os militares vão incidir a fiscalização sobre as infrações no âmbito do transporte de passageiros, nomeadamente nos táxis, nos TVDE e em todos os veículos pesados de passageiros.
As regras em matéria de tempos de condução, pausas e períodos de repouso para os condutores, a condição sob efeitos de álcool, estupefacientes e substâncias psicotrópicas e a não utilização do cinto de seguran e/ou sistema de retenção são alguns dos tópicos que vão ser avaliados.
“Promover o aumento da segurança rodoviária, a melhoria das condições de trabalho e a promoção da concorrência leal no setor dos transportes, em todo o território nacional continental” é o objetivo por parte da GNR.
Também o transporte de trabalhadores agrícolas poderá ser alvo de fiscalização.
Jornalista: Lara Torrado