A Guarda Nacional Republicana e o Pingo Doce uniram-se para levar apoio e conforto a idosos em situação de isolamento no distrito de Bragança, através da distribuição de 100 cabazes com bens alimentares e produtos de saúde oral.
A ação foi promovida pelo Comando Territorial de Bragança da GNR, através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, no âmbito das visitas realizadas aos idosos previamente sinalizados pela Operação Censos Sénior. A entrega dos cabazes teve como objetivo reforçar o apoio social a esta faixa da população, combatendo o isolamento, a solidão e a carência alimentar.
Este ano, a iniciativa contou também com a participação da Haleon, que se associou ao projeto para promover a saúde oral dos seniores, fornecendo produtos específicos nesta área.
Desde 2022, ano em que foi formalizado o protocolo entre o Pingo Doce e a GNR, já foram distribuídos mais de 15 mil cabazes no âmbito deste programa de proximidade. A colaboração entre as duas entidades pretende continuar a desenvolver ações locais que promovam o bem-estar da população idosa em contextos de maior vulnerabilidade.
Jornalista: Micaela Costa