No total foram detetadas 27 infrações na passada segunda-feira. Alguns dos animais não possuíam identificação ou vacina antirrábica.
A ação de fiscalização a animais de companhia resultou de uma denúncia de maus tratos a animais de companhia que se encontravam alojados em barracões, no concelho de Valpaços.
Segundo a GNR, quando chegaram ao local foi possível confirmar a presença de 15 canídeos, abrigados em duas áreas distintas.
Posteriormente, em conjunto com o Serviço de Veterinária do Município de Valpaços, foram identificadas 27 infrações referentes a nove animais, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação, destacando-se os seguintes: nove por falta de registo; nove por falta de chip de identificação e nove por falta de vacina antirrábica.
De referir que a GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), “tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental”. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
Jornalista: Rita Teixeira