A Câmara Municipal de Mogadouro começa o ano de 2024 com a oferta de uma viatura nova ao Posto Territorial da GNR. Este ato será formalizado na próxima quarta-feira, dia 17 de janeiro, com a assinatura do respetivo protocolo.
As duas instituições vão celebrar um contrato de comodato com vista à cedência gratuita de um veículo ligeiro, propriedade da Câmara Municipal de Mogadouro, que será usado para o policiamento de proximidade no concelho.
A cedência da viatura foi aprovada pela Câmara Municipal de Mogadouro, na reunião ordinária de 11 de julho de 2023, sob proposta do seu presidente, António Pimentel.
O veículo é cedido pelo prazo de cinco anos e destina-se a ser utilizado, exclusivamente, na área do concelho de Mogadouro, sem prejuízo de afetação temporária e criteriosa a outras áreas territoriais, desde que, em missão dos Postos da Guarda Nacional Republicana e em decorrência de ações inerentes à circunscrição territorial do Município de Mogadouro.
Perante a falta de recursos próprios das forças de segurança, o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro sublinha a importância de apoiar a GNR no cumprimento da sua missão, tendo em vista a proteção das pessoas, dos seus bens e do território em si.
António Pimentel considera que as autarquias do interior têm uma responsabilidade acrescida nesta matéria, uma vez que a segurança das populações se vê diminuída devido à pressão exercida pela interioridade e pelo despovoamento do território. “Devemos ter presente que no interior há necessidades muito específicas, que se prendem com o apoio a idosos e a populações vulneráveis, o patrulhamento de grandes áreas de terreno, a prevenção e atuação relacionada com furtos de produtos agrícolas e outras situações que exigem o reforço de meios, no caso, de viaturas, para que a GNR possa agir em todas as frentes, assegurando a prevenção, defesa, proteção e segurança dos cidadãos e dos seus bens.”
Jornalista: Lara Torrado