A Guarda Nacional Republicana (GNR) recorreu às redes sociais para alertar para as burlas realizadas sobre a venda de pellets, um tipo de combustível sólido constituído de material orgânico.
“Os burlões ou cibercriminosos disponibilizam websites e páginas nas redes sociais para promover a venda de pellets, que utilizam maioritariamente denominações comerciais pertencentes a outras empresas ligadas à venda desse produto”, explica em comunicado.
Na sequência do alerta, a GNR aconselha, no caso da compra online, que devem ser escolhidos websites certificados que permitam verificar a sua idoneidade e optar por digitar o endereço do website pretendido, em detrimento da utilização de links, evitando, desta forma, destinos falsos ou indesejáveis.
Refere ainda que antes de adquirir um produto, deve informar-se relativamente à garantia do mesmo, desconfie de “pechinchas” e de envios grátis.
Deve ser privilegiada a utilização do cartão de crédito, de preferência de valor limitado ou específico para a situação em concreto. Deve guardar e arquivar os dados relativos a todas as etapas do pedido, para poder reclamar, caso algo de errado se verifique ou alguma promoção não seja cumprida.
Evitar pagamentos através de sistemas de remessa de dinheiro, de comprovativo meramente numérico e / ou que não obrigue à identificação do destinatário e não divulgar dados pessoais associados a contas bancárias.
Jornalista: Rita Teixeira