Filipa Martins garantiu hoje presença nas finais do concurso completo (all-around) e de paralelas assimétricas, nos Mundiais de Ginástica Artística, que decorrem em Kitakyushu, no Japão.
A conquista é um feito inédito para a atleta, uma vez que se tornou na primeira portuguesa a garantir presença numa final por aparelhos no Campeonato do Mundo de Ginástica Artística.
Filipa Martins, com raízes mirandelenses, garantiu a oitava posição em paralelas assimétricas, com 14.133 pontos, depois de ter sido a 17.ª classificada no mesmo aparelho nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.
A ginasta portuguesa assegurou também presença no concurso completo, conquistando a sexta posição na qualificação, com 53.032 pontos.
Recorde-se que a ginasta deu nas vistas nos Europeus de ginástica artística ao representar Portugal, mas foi no fim do mês de abril de 2021, em Basileia (Suíça), que a atleta fez história e que viu o elemento técnico intitulado de “Martins”, da sua autoria, a ser incluído no código de pontuação internacional.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: EPA/Alexandra Wey