O município de Freixo de Espada à Cinta foi recentemente distinguido com o “Prémio de Excelência Autárquica” na área da Ação Social, pelo projeto “Qualidade de Vida na 3ª Idade”, no âmbito do Observatório Dinâmico das Autarquias.

Em setembro de 2024, durante o II Congresso da Cidade Social, o município já tinha sido reconhecido com três “Prémios de Excelência Autárquica” nas áreas da Ação Social, Cultura e Educação. Dando seguimento a esse reconhecimento, o projeto “Qualidade de Vida na 3ª Idade” foi agora selecionado para ser apresentado e integrar o “Observatório Dinâmico das Autarquias”, uma rede nacional de partilha de boas práticas desenvolvidas pelas autarquias.

A apresentação decorreu esta manhã, via Zoom, pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Luísa Peleira, em representação do Executivo Autárquico. Na sessão, foram destacados os principais impactos do projeto, nomeadamente na melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população sénior do concelho.

O projeto assume como prioridades o envelhecimento com autonomia e independência, a redução das desigualdades regionais, o acesso facilitado à saúde, a promoção de atividades para todas as idades e a garantia dos direitos fundamentais da população do interior.

Jornalista: Lara Torrado

Slider