Os eleitores da aldeia de Mascarenhas, no concelho de Mirandela, vão votar novamente no dia 6 de novembro.
A data das eleições intercalares foi anunciada, na passada sexta-feira, num despacho publicado em Diário da República, assinado pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
Em causa está que “o presidente da Junta de Freguesia de Mascarenhas, no município de Mirandela, distrito de Bragança, renunciou ao respetivo mandato, em conjunto com todos os eleitos locais da lista mais votada para a Assembleia de Freguesia de Mascarenhas”.
No mesmo documento é também referido que “foi igualmente, confirmado que todos os membros eleitos pela mencionada lista mais votada renunciaram ao respetivo mandato, por considerarem não ter condições para a manutenção do exercício das funções inerentes, e que a renúncia de todos os cidadãos daquela lista inviabiliza, em definitivo, a possibilidade de se proceder à substituição do presidente da Junta”.
Isto tudo porque a lista encabeçada por Manuel Gomes, pelo PS, venceu as eleições autárquicas em 2021, mas sem maioria absoluta.
O PS acabou por arrecadar 38,20% dos votos, contra 28,65% do CDS-PP e 28,37% do PSD, elegendo assim três mandatos, contra quatro da oposição – dois do CDS-PP e dois do PSD.
Recorde-se que após os resultados, numa primeira reunião para formar o executivo, Manuel Gomes, apresentou duas propostas, mas ambas foram rejeitadas. Uma delas tinha um elemento do CDS para integrar o executivo, enquanto a segunda proposta só continha elementos do PS. Desta forma, a lista vencedora acabou por renunciar ao mandato.
Jornalista: Rita Teixeira