O Comandante Ricardo Sá Granja é, desde ontem, segunda-feira, o novo Porta-voz e Relações Públicas da Marinha Portuguesa e da Autoridade Marítima Nacional.

​​​​​O capitão-de-fragata Ricardo Sá Granja, que agora assume a chefia do Serviço de Comunicação, Informação e Relações Públicas (CIRP), ingressou na Escola Naval em 1999, no curso de Marinha. Foi promovido ao atual posto em 2022.

Esteve embarcado nos veleiros Creoula e Sagres, no navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho e na Fragata Vasco da Gama. Comandou ainda, entre 2022 e 2025, o navio de patrulha oceânico Viana do Castelo.

​Durante as comissões de embarque destaca-se a participação na Iniciativa Mar Aberto, em duas ocasiões, na Operação Manatim e nas operações Noble Shield e Sea Guardian, durante a primeira integração de um navio de patrulha oceânico numa força naval permanente da NATO, o Standing NATO Mine Countermeasures Group 2. 

Em terra, desempenhou funções na Direção de Pessoal e no Estado-Maior da Armada. Integrou também o Estado-Maior da Força de Reação Imediata no ano de 2016. 

Possui ainda uma pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

O Comandante Ricardo Sá Granja é natural de Chaves, é casado e tem duas filhas.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Marinha Portuguesa e da Autoridade Marítima Nacional

Slider