A Coronel Cláudia Margarida dos Santos é natural de Santa Maria Maior, no concelho de Chaves, e é a primeira mulher a comandar uma unidade territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR). 

O Comando Territorial dos Açores realizou no dia 7 de fevereiro a cerimónia de tomada de posse da nova Comandante do Comando Territorial dos Açores, Coronel Cláudia Santos.

A flaviense nasceu a 14 de janeiro de 1979. É licenciada e mestre em Ciências Militares, na especialidade Segurança, pela Academia Militar, e é também Mestre em Cidadania, Ambiente e Participação, pela Universidade Aberta. 

Concluiu o Mestrado em Alta Dirección en Seguridad Internacional, pelo Centro Universitário da Guardia Civil e pela Universidade Carlos III de Madrid.

Possui também pós-graduações em Ciências Militares – Segurança e Defesa, pelo Instituto Universitário Militar, em Direito e Segurança, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, e em Gestão Avançada de Recursos Humanos, pela Universidade Independente. 

Atualmente encontra-se a frequentar o Doutoramento em Relações Internacionais, na especialidade de Estudos de Segurança e Estratégia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Ao longo da sua carreira militar desempenhou diversas funções de relevo e na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.

O Comando Territorial dos Açores é uma unidade que tem como missão a vigilância da costa e do mar territorial, a prevenção e investigação de infrações tributárias e aduaneiras, articula com o Governo regional a atividade operacional nas matérias cuja tutela compete à região, vigia, fiscaliza, noticia e investiga todas as infrações à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural e coopera com os órgãos da região em matérias do âmbito das atribuições da Guarda. 

O Comando Territorial dos Açores compreende três Destacamentos Territoriais sedeados em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, que se articulam em postos, um cada ilha dos Açores.

Jornalista: Rita Teixeira 

Slider