O filme “Alma Viva” da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira foi rodado em Junqueira, no concelho de Vimioso, e é o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional na 95ª edição dos Óscares, em 2023. Esta longa-metragem foi a mais votada entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema.
O filme retrata os laços familiares, a emigração, mistricismo e a cultura transmontana, e foi rodado na íntegra em Junqueira, onde a realizadora tem raízes maternas. As filmagens foram feitas no verão do ano passado e contou com atores não profissionais da localidade. “Alma Viva” é o retrato da emigração portuguesa com uma história cheia de mistérios.
Produzida pela Midas Filmes em co-produção com França e Bélgica, esta é a primeira longa-metragem da realizadora e estreou este ano na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes.
A estreia nacional de “Alma Viva” acontece a 3 de novembro. A 95ª edição dos óscares realiza-se no dia 12 de março de 2023 em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.
Jornalista: Inês Carvalho