A companhia de Teatro Filandorra vai estrear a nível nacional a sua 79ª Produção “ O velho da Horta de Gil Vicente” no dia 12 de fevereiro, no Centro Cultural de Vila Flor.
A peça é uma farsa para rir, feita a partir dos jogos de linguagem e metáforas líricas. E foi na horta da Dona Constança, às portas da vila transmontana, que o elenco da Filandorra na companhia do atual Presidente da Câmara, Pedro Lima, assinalou o início da Residência Artística à volta da “grande” Couve.
Com a encenação de David Carvalho, a farsa é atualizada no tempo e no espaço, “transportando as personagens para uma qualquer quinta do Vale da Vilariça”, reforçando a comédia e a intemporalidade de Gil Vicente a partir da história de um velho muito rico que se enamora por uma moça, mas que por engano de uma alcoviteira perde a sua fortuna. Nesta versão, Fenandeanes, de alcunha “O da Bota”, é um homem excêntrico no seu dia a dia, que apesar de usar bengala, se desloca de hoverboard para todo o lado.
A nova produção da Filandorra, que tinha já sido reagendada para 22 de janeiro, devido a evolução pandémica, conta com o apoio da DGartes/Ministério da Cultura e tem como parceiro principal o Município de Vila Flor, que tem vindo a implementar uma nova política cultural com o objetivo de reaproximar as populações com a arte do teatro.
Jornalista: Sara Teixeira