O festival itinerante, Província Sonora, tem data marcada entre 2 de junho e 15 de julho. Para a região transmontana estão previstos dois concertos.
Macedo de Cavaleiros e Vreia de Jales, em Vila Pouca de Aguiar, recebem os Clarinetes Ad Libitum, nos dias 13 e 15 de julho, respetivamente. O grupo foi formado em julho de 1998 por quatro clarinetistas, alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, tendo como primeiro nome Quarteto Gingão.
A partir de fevereiro de 2000, o grupo começou a atuar com percussão e canto, mudando então o nome para “Clarinetes Ad Libitum”, de forma a dar nome à ideia de um grupo com uma grande liberdade de pensamento tanto ao nível das várias formações com que se apresenta – tendo sempre como base o clarinete – como da diversidade de repertórios que executa.
O Festival Província Sonora está de regresso este ano e o pontapé de saída aconteceu no dia 24 de março, com o Desconcerto dos Clarinetes Ad Libitum no Teatro-Cine de Pombal, numa parceira com o Festival Música em Leiria. Mas o grande foco do Festival acontece de 2 de junho a 15 de julho em várias localidades do Minho, Beira Interior e Porto.
“Com um conceito original e inovador, este festival itinerante, de música erudita, clássica, improvisada, pretende unir costumes e sons numa viagem musical. Aliado a este conceito e tendo em conta a natureza envolvente, Província Sonora apresenta uma forte conexão com a preservação de território e as causas ambientais”, explica a organização.
De referir que todos os concertos são de entrada livre. Veja a programação.
Jornalista: Rita Teixeira