Dos dias 8 a 10 de maio, a 7ª edição do FLiD, vai regressar ao espaço Miguel Torga e irá contar com um leque de escritores e personalidades do meio literário nacional e internacional.
O evento assume-se como uma referência cultural na região. Álvaro Laborinho Lúcio, Ángel Fragua, Fernando Alves, Filipa Martins, Francisco Guita Jr., JP Simões, Kátia Bandeira de Mello, Leonardo Padura, Luís Caetano, Manuel João Vieira, Nuno F. Silva, Nuno Higino, Ondjaki, Onésimo Teotónio Almeida, Patrícia Posse, Pedro Almeida Maia e Rosa C. Cabral, são alguns dos nomes prometidos nos três dias dedicados à literatura.
A sessão de abertura vai contar com a inauguração da exposição “Viagens na Minha Terra” do artista Manuel João Vieira e da temática de Álvaro Laborinho Lúcio “Da Inutilidade da Arte ao Poder da Literatura”. Por volta das 21h30, Ángel Fragua marcará presença com uma sessão de teatro intitulada “Stand Down” e posteriormente decorrerá uma homenagem a Francisco Guedes.
O programa promete várias mesas de debate sobre temas como literatura e escrita, apresentação de livros, a exibição do documentário ficcionado “A Mulher Que Morreu de Pé” de Rosa Coutinho Cabral, e ainda um concerto de “JP Simões canta José Mário Branco”, que encerrará o festival.
A entrada é livre e a edição deste ano conta com o programa “A escola FLiD” que procura o envolvimento e a participação da comunidade escolar, através do encontro com escritores junto do Agrupamento de Escolas Miguel Torga e do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus.
O festival é organizado pelo Espaço Miguel Torga e pelo Município de Saborosa.
Jornalista: Mafalda Morais