As Festas de Inverno arrancam já no próximo fim de semana em Vinhais. A Festa da Cabra e do Canhoto abrem as festividades no concelho, no próximo sábado, 4 de novembro, na aldeia de Cidões.
Esta tradição tem ligação às celebrações Celtas de Samhain que significavam o final do Verão e o início do Inverno, a abertura do portal entre o mundo dos mortos e o dos vivos. Nessa noite a aldeia fica iluminada por uma grande fogueira e todos se animam com atuações celtas e muito misticismo.
Tem início pelas 19h00 e do programa fazem parte vários momentos como o “Ritual do Pôr-do-Sol e Ascensão da Lua”, o “Acendimento da Estrela Celta”, a “Queima do Cabrão” e a “Chegada do Diabo e o acendimento das 13 estrelas”. A noite vai ser animada pelo Teatro Filandorra, os Gaiteiros de Zido e Gaiteiros D’Onor. Os habitantes de Cidões convidam todos os que queiram comer da Cabra (cozinhada em potes de ferro) e aquecerem-se ao Canhoto para “um ano de muita sorte ter!”
A Festa da Cabra e do Canhoto é organizada pela Associação Raízes de Cidões, com o patrocínio da Câmara Municipal de Vinhais e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Vilar de Peregrinos, Filandorra – Teatro do Nordeste e o Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais.
Do calendário fazem parte as Festas em Honra de Santo Estevão em Ousilhão, nos dias 25 e 26 de dezembro, nos mesmos dias também se realiza a Festa das Varas, em Rebordelo. No dia 27 de dezembro realiza-se em Travanca e Vale das Fontes terá a Encamisada, no dia 31 de dezembro.
No próximo ano, Vila Boa organiza o tradicional Entrudo, no dia 13 de fevereiro e no dia seguinte, quarta-feira de cinzas, na vila de Vinhais andarão os diabos e a morte pelas ruas, encerrando assim, as Festas de Inverno.
A par da tradição, a Câmara Municipal de Vinhais organiza, anualmente, o evento “Mil Diabos à Solta em Vinhais”, que se realiza no sábado seguinte à quarta-feira de cinzas, 17 de fevereiro de 2024.
As autarquias, as juntas de freguesia e as associações culturais dos locais onde se realizam estas festividades têm tido um papel fundamental na dinamização, divulgação e no envolvimento da população local na realização das mesmas, mantendo e preservando tradições ancestrais.
Jornalista: Lara Torrado