A festa de percussão “Tum Tá Tum Tum” acontece nos dias 29 e 30 de julho, em Carrazeda de Ansiães.
O projeto promove uma série de iniciativas centradas na percussão e conta com performances de rua, exposição, concertos, entre outros.
Da animação de rua fazem parte os Zíngaros de Carrazeda de Ansiães, nomeados às 7 maravilhas da Cultura Popular na categoria de Músicas e Danças. Conta ainda com os Traspés, um grupo tradicional de pandeireteiros da Galiza, e os Latexo Percurssión de Espanha.
No dia 29 o palco é dos Be-Dom, um sexteto que produz música com latas, bidões, garrafas, etc.
O grupo, com 20 anos de carreira , envolve a audiência numa festa conduzida pelo ritmo em vez das palavras, conseguindo assim transmitir importantes mensagens ambientais, dotadas de um humor muito particular, interativo e original.
No dia 30 sobem ao palco os AfroAndaluz, um projeto musical que resgata e atualiza as raízes africanas das culturas da Península.
Está ainda previsto um Workshop, com Rui Rodrigues, que pretende que as pessoas explorem o seu próprio ritmo através da percussão. Atualmente é diretor artístico e membro cofundador da Associação Bombos com Alma e autor do Manual de Percussão Tradicional – Grau I Minho e compôs mais de 20 temas originais para diversos grupos de percussão tradicional de todo o país.
Jornalista: Inês Carvalho