De 20 a 22 de outubro, Vinhais volta a receber mais uma edição da Rural Castanea, com 75 expositores.
A Festa da Castanha regressa ao Parque Municipal de Exposições de Vinhais, para valorizar uma vez mais um dos produtos que mais alavanca a economia do concelho.
Ao que tudo indica, este ano a produção de castanha será melhor. Mas há receio por parte dos produtores que o calor de outono possa prejudicar o fruto. Recorde-se, que em 2022, a quebra de produção registou-se na ordem dos 60%, chegando a 80% em algumas zonas do concelho.
Tendo a castanha um forte peso para Vinhais o município fez um investimento de cerca de um milhão de euros no combate às doenças e pragas do castanheiro, como o cancro, a tinta e a vespa da galha.
Até porque é um dos concelhos portugueses com maior produção de castanha, anualmente saem entre 13 a 15 mil toneladas, “tendo este número vindo a aumentar devido ao investimento dos produtores locais na plantação de novos soutos e nas tecnologias de produção”, referiu a autarquia.
Mas a festa não se faz só de castanha, o evento promove ainda outros produtos endógenos como o mel, vinho ou cogumelos.
A feira tem a duração de três dias e apresenta um cartaz diversificado, em que além do pavilhão onde acontece a venda dos produtos, dispõe ainda de concursos vários, jornadas técnicas, música e muita animação – com Bárbara Tinoco e Diogo Piçarra -, com ênfase na gastronomia disponível nos restaurantes e tasquinhas do espaço da feira que conta com o envolvimento dos restaurantes do concelho e demonstrações culinárias à base dos produtos em destaque.
Uma das maiores atrações da festa é também o maior assador de castanhas do mundo, considerado pelo Guiness World Records desde 2007, e que tem como particularidade assar de uma vez uma tonelada de castanhas, onde os visitantes podem provar o fruto da festa.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Arquivo/Canal N