A festa popular vai realizar-se entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro.
Realizada em Chaves desde tempos imemoriais, a tradicional feira congrega um vasto conjunto de atividades económicas, que tradicionalmente inclui produções rurais, gastronomia, mostras de gado, artesanato nacional e internacional, antiguidades, veículos automóveis, máquinas agrícolas, vestuário, têxtil lar, calçado e um vasto leque de divertimentos, que juntamente com as farturas quentes, abrem já atividade a 10 de outubro.
De acordo com a organização, o objetivo é “promover e incutir um novo dinamismo à Feira dos Santos depois da paragem forçada do ano passado”.
A aposta são as atividades lúdicas, como o concurso pecuário atrairá o melhor gado da região à feira, mantendo-se a tradicional “chega de bois”, a atuação de grupos musicais e bandas, atividades que complementam e garantem o permanente sucesso desta feira.
Destaca-se ainda a gastronomia que, na Feira do Polvo, de marcada influência Galega, atrai centenas de pessoas, a qual decorre em paralelo com a tradicional Feira do Gado. Os restaurantes da cidade preparam, em especial para os “Santos”, as suas ementas, podendo degustar-se entre variados pratos a excelente carne, o bacalhau, o pastel de Chaves e os vinhos da região.